• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Equipe Diocese São Luíz


2º Dom José Afonso Ribeiro, TOR - Auxiliar




E-Mail:
Idade:89anos
Endereço:
Telefone:
Paróquia:





BIOGRAFIA



JOSÉ AFONSO RIBEIRO



Com problemas de saúde, Dom Máximo solicitou à autoridade romana um bispo auxiliar para ajuda-lo nos trabalhos crescentes da diocese. Enquanto Dom Máximo estava participando da III Assembleia dos Bispos Latino-americanos em Puebla, um bispo auxiliar lhe foi dado na pessoa de Dom José Afonso Ribeiro.



O jovem José Afonso era o quinto filho do casal Antônio Afonso e Anna Ribeiro da Silva e nasceu no dia 28 de outubro de 1929, na cidade de Poconé.



Fazia parte deste grupo que o Superior Geral convidou para estudar em São Paulo, o que ele fez após o primário na sua cidade natal. Fez os estudos secundários no Sumaré, no convento dos frades Franciscanos. Após o noviciado, estudou filosofia e teologia no Seminário Maior do Ipiranga, em São Paulo. Ordenado sacerdote no dia7 de setembro de 1958, ele passou vários anos em Paris, no Instituto Católico, aperfeiçoando a sua formação.



Após alguns anos no Seminário Menor de Mogi-Mirim como recrutador de vocações, foi nomeado pároco numa nova fundação franciscana da diocese de Rio do Sul, Santa Catarina, em Santa Maria. Desenvolveu em sua paróquia um trabalho de formação de comunidades de base e de lideranças com os colonos italianos e alemães, trabalhando ao mesmo tempo em várias funções de coordenação na diocese de Rio do Sul e no regional de Santa Catarina.



Frei José Afonso foi ordenado bispo na catedral da diocese de Rio do Sul em 14 de fevereiro de 1979 e tomou posse como bispo auxiliar na diocese de São Luiz de Cáceres, no dia 2 de junho deste mesmo ano.



Foi encarregado dos trabalhos pastorais e da animação das paroquias e das comunidades.



Com a renúncia de Dom Adriano Veigle, bispo prelado da prelazia de Borba, na Amazônia, Dom José Afonso foi nomeado em Borba e tomou posse no dia 6 de junho de 1988.