• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Equipe Diocese São Luíz


Frei Maurício Santana Alves de Abreu - TOR




E-Mail:
Idade:59anos
Endereço:
Telefone:
Paróquia:





BIOGRAFIA



Nos passos de São Francisco



Esta é uma pequena história, de um menino nascido na cidade Cáceres, no interior do Mato Grosso e, como tantos outros, teve sua vida mudada quando descobriu-se vocacionado à vida religiosa. Até então, levava uma vida pacata, como todo menino da cidade: brincadeiras nos quintais, ir à escola, ajudar em casa, ir à igreja e tantas outras coisas típicas de menino do interior.



A família toda participava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim São Luiz, quando o Pe. José Rello era pároco, e o menino ali frequentou e fez toda a sua catequese, depois grupo de jovens e tantos outros serviços, junto à comunidade.



Com o passar do tempo, a vida vai tomando novos rumos. Os olhares de voltam para um trabalho mais intenso à igreja,  procura-se conhecer e entender como se dá isso: descobre-se que a vida pode ter um novo sentido, dedicando-se a Deus, no serviço ao seu povo.



O jovem Mauricio Santana Alves de Abreu, nascido no dia 10 de Junho de 1960 na cidade de Cáceres (MT), escolhe para a sua vida, servir a Deus a exemplo do Pobre de Assis.



Fazer o caminho



 É preciso começar tudo. A ida para o seminário se faz necessário. A formação humana, religiosa e acadêmica são imprescindíveis para se formar um homem de Deus. As realidades que cercam a vida humana são o grande apelo que mexeu com coração de Francisco no século XII, e é o mesmo que hoje grita na vida do Maurício.



Os anos passam rapidamente, quando nos envolvemos e nos propomos viver um compromisso como a da vida religiosa e sacerdotal. 



O tempo urge, e as respostas vão sendo firmadas à medida que nos conscientizamos mais e mais do que queremos e como podemos viver.



O agora Frei Maurício, da Terceira Ordem Regular de São Francisco (TOR), recebe a sua Ordenação Diaconal no dia 02 de fevereiro de 1991, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria (RS), pelas mãos de D. José Afonso Ribeiro (TOR).



Fui ordenado Sacerdote no dia 22 de junho de 1991, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Sumaré, em São Paulo, Capital, por D. José Vieira de Lima (TOR), atual bispo emérito da Diocese de São Luiz de Cáceres (MT).



Atualmente sirvo ao Povo de Deus sendo Vigário paroquial, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Poconé (MT).



Lema Sacerdotal: "Não tenhas medo, pois sou contigo" Is 43,5



Uma das verdades mais consoladoras para a nossa vida é a providência de Deus. Ele mesmo cuida de nós. Nele vivemos, nos movemos e existimos. É Ele quem dá vida à semente e multiplica a nossa sementeira.



O cuidado de Deus não significa ausência de lutas e sacrifícios, mas sim presença consoladora. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" Jo 14,16.



A presença de Deus na vida de seu escolhido, torna-o porta-voz da justiça, do amor, da paz e da misericórdia. Essa é a missão de ser filho escolhido.



Somos convidados a continuar a missão de Jesus, fazendo o bem em toda parte. Assumindo nossa fragilidade, simbolizado na pobreza de Francisco e Clara, em Jesus. Dessa forma, Deus estende sua salvação a todos os povos, para que em Cristo sejamos um só povo, uma só família.