• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Equipe Diocese São Luíz


Frei Edivaldo Afonso Siscari, TOR




E-Mail: pocone@diocesedecaceres.com.br
Idade:52anos
Endereço: Praça Matriz, 45 Poconé-MT 78.175-000
Telefone: (65)3345-1428
Paróquia: Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Poconé





BIOGRAFIA



Fui ordenado presbítero aos dez de dezembro de 1993, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na arquidiocese de Campinas, SP, local escolhido por ter sido a fonte inspiradora de minha vocação religiosa. Lembro-me com carinho do querido irmão na fé Pe. Carlos Menegazzi, quem me acolheu e encaminhou para os frades franciscanos da TOR em Mogi Mirim, SP. “A vocação é fruto de uma comunidade orante”. Assim era a Paróquia em que morava, pois todos os dias e fielmente rezava-se pelas vocações. Meu muito obrigado Pe.Carlos e a toda comunidade paroquial do Coração de Jesus. 



No seminário, passei três anos em Mogi Mirim, um ano de Noviciado no sul do Brasil na cidade de Benedito Novo, SC e quatro anos de Teologia com os Salesianos, à época, no Instituto Pio XI, em São Paulo.



Lembro-me do início de minha vocação, de quando eu participava ativamente do grupo de jovens, dos encontros, das gincanas e festivais de música sacra, dos cursos de Liturgia e cantos pastorais para onde a cada ano o Pe. Carlos nos enviava para aprender músicas novas e trazer para a comunidade. Todo ano era realizada a SEJOFE (Semana dos Jovens em Férias), a qual envolvia as regiões pastorais e todas as paróquias da Arquidiocese e aconteciam torneios, gincanas e festivais. Acredito que tudo isso contribui para um despertar vocacional, onde o Senhor, sutilmente, foi me cativando e me fazendo mais próximo dele.



Eu participava de tudo que estava ao meu alcance e ainda tinha tempo para dedicar-me ao curso técnico em química na ETECAP. Terminando o curso, veio o desejo forte de ingressar no seminário.



Abandonei todos os sonhos e projetos anteriores e abracei outros mais elevados de inspiração franciscana. “A quem você quer servir, ao servo ou ao Senhor?”.



Aos dezoito anos ingressei no seminário da TOR, aos vinte e um fazia o ano de Noviciado, aos vinte e dois iniciava o curso de Teologia e aos vinte e seis era ordenado presbítero na minha paróquia de origem por nosso querido irmão Dom frei Jose Vieira de Lima. Permaneci um ano como auxiliar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São Paulo e no ano seguinte fui enviado para a Paróquia São Benedito, em Mogi Mirim, além de auxiliar na formação de seminaristas. Foi uma experiência sem igual, onde permaneci por onze anos. Em tudo o que vivi, só posso dizer: Deus é Bom!



Depois disso fiquei um ano em Paris, no Convento dos frades em Fontenay-aux-roses, dois anos na Paróquia São Pio X em Campinas, um ano na Paróquia Santo Antonio de Borba, AM e aos trinta e um de Janeiro de 2011 fui nomeado Pároco de Nossa Senhora do Rosário em Poconé, MT onde hoje me encontro.



“Vós mesmos, dai-lhes de comer” é o lema da minha ordenação sacerdotal escolhido ou inspirado no fato de que em minha trajetória vocacional eu sentia muita fome de Deus e via que naquela multidão “como ovelhas sem pastor”, estava eu lá no meio e sentia que podia fazer algo mais para saciar aquela fome. Eram tempos de grande agitação no meio estudantil, havia muito envolvimento e participação dos leigos nas paróquias tentando implantar as novidades do Concilio Vaticano II, concluído há pouco menos de 20 anos.