• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Paróquias Diocese São Luis

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida Cáceres


CNPJ: 03.192.499/0012-27

Data da Fundação: 1981-10-12

Endereço: Rua Almirante Barroso, 212- Jd. São Luiz - Cx. Postal 02-78200-000 Cáceres-MT

Telefone: (65) 3223-3508

Email: aparecidacaceres@diocesedecaceres.com.br



Pároco: Pe.Osvaldo Schäfer
Vigários: Pe. Geraldo José dos Santos e Pe. Air Vinício Teodoro
Estagiário: Adonias Lima dos Santos


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida está situada à rua Almirante Tamandaré, no Bairro São Luiz, em Cáceres – MT.
Inicialmente, pertencia ainda como Capela, à Paróquia São Luiz – Catedral. O Bispo Diocesano Dom Máximo Biénnès, atendendo às solicitações de presbíteros e fieis, achou por bem desmembrar o setor pastoral N. Sra. Aparecida e entregá-lo aos cuidados específicos de um sacerdote. Em dezembro de 1977 foi designado o Pe. José Rello como responsável deste setor em via de preparação à nova paróquia, fato este que aconteceu em outubro de 1981ja sob a orientação de Dom Paulo Antonio de Conto, novo bispos da Diocese.
Assim, a partir de Dezembro de 1992 assume a paróquia o Pe. Francisco e tendo como vigário o Pe. Geraldo dos Santos. Destaca-se, neste período a criação do “Renovai” (novena do Divino Espírito Santo), o “Água Viva”, o Movimento de Casais e cursos para noivos e batizados. O primeiro “Água Viva” aconteceu em 1993 em período de Carnaval e com grande participação, principalmente da Juventude.
A partir de 1997 começou um grande trabalho missionário desenvolvido pelos próprios leigos, indo de casa em casa, de comunidade em comunidade realizando a missão de evangelizar.
Em dezembro de 1998, a paróquia passa a ser assumida pela Comunidade Providência Santíssima, tendo Pe. José Roberto Gonçalves como Pároco e Pe. Jairo Camilo como vigário. Em 2001 tomou posse como novo pároco o Pe. Antonio Carlos Santana e como vigário o Pe. Paulo Eduardo Santos. A partir de 2002 a comunidade Santo Antonio do Caramujo passa a ser atendida diretamente pelo Pe. José Mauricio e sua equipe de missionários. Padre Santana administrou a paróquia até o ano de 2004 quando toma posse o padre Pedro Donizete de Campos e o diácono Danilo Elian que em fins de 2004, já ordenado sacerdote assume a paróquia definitivamente. Até fins de 2005 teve o auxilio do Pe. Márcio Luiz Cândido. A partir de 2008 Pe. Danilo conta com a colaboração do Pe. Paulo Gomes Siqueira. Pertence à Comunidade uma equipe de irmãos e irmãs consagrados e que auxiliam nos trabalhos pastorais.
A paróquia atende 10 comunidades da zona urbana e 25 comunidades da zona rural, sendo que a mais distante localiza-se a 200 km de Cáceres.
Alguns eventos de destaque da Paróquia: - Em 2005 a imagem de Nossa Senhora visitou todas as comunidades da paróquia em preparação aos seus 25 anos de fundação (2006); imagem esta presenteada pelo Santuário de Aparecida. No dia 03/10/2006, aconteceu a sagração da paróquia e a unção do altar onde foram depositadas as relíquias de São Próspero e Santo Hilário. A nossa paróquia já recebeu por duas vezes a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal.
Realidade pastoral atual: - A paróquia atualmente conta com as seguintes pastorais e movimentos: renovação carismática, grupo de jovens (conta também com o grupo “Elchaday” que apresenta, na Semana Santa, o teatro “Paixão de Cristo”), pastoral da criança, pastoral do dízimo, pastoral da música, pastoral carcerária, ministros extraordinários da Eucaristia, pastoral litúrgica, apostolado da oração, movimento sacerdotal mariano, cursos de noivos e batismo, grupo teatral, infância missionária, e desenvolve também trabalhos de incentivo profissional (cursos de crochê, bordado, pintura e artesanato em geral). A paróquia dá também atendimento aos reeducandos e presídios de Cáceres.
Por ocasião da festa da padroeira, celebrada em 12 de outubro, realizamos a novena à Nossa Senhora Aparecida, a procissão dos cavaleiros (mais de 300 cavaleiros), a procissão fluvial pelo Rio Paraguai, assim como a procissão terrestre com mais de 15 mil fiéis devotos.