• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Paróquias Diocese São Luis

Paróquia Bom Jesus - Reserva do Cabaçal


CNPJ: 03.192.499/0016-50

Data da Fundação: 1985-10-27

Endereço: Praça da Matriz, s/n - Reserva do Cabaçal/MT - 78.265-000

Telefone: (65) 3247-1110

Email: reserva@diocesedecaceres.com.br



Pároco: Pe. Thiago Bruno Gonçalo da Silva


    Reserva do Cabaçal, este foi o nome dado pelos técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso - CODEMAT, dando início à colonização da então “Colônia de Rio Branco” em 1967. Assim ficou chamada devido à sua localização à margem esquerda do Rio Cabaçal.
    Nesta região habitava um povo indígena denominado índios Cabaçais, parte da grande tribo Bororo que ainda tem sobreviventes na área indígena de Umutina, município vizinho de Barra do Bugres.
    Até 1956, pessoas que entravam nestas terras vinham em busca da Poaia (Ipeca), para, da raiz, retirar a emitina, droga muito utilizada na farmacologia. Nos anos seguintes, não mais se viu a presença indígena na região. A exploração da Ipeca já estava desativada.
A Igreja Católica
    Em 1970, os habitantes de Reserva do Cabaçal sentiram a necessidade de construir uma capela para as orações da comunidade e assim se fez em pouco tempo.
    Em 1976, a comunidade católica já estava sob a responsabilidade do Pe. Ermínio Celso Ducca. Ele incentivou a construção do Centro Comunitário dizendo que esta obra era muito importante para a comunidade. Neste ano aconteceu pela primeira vez a novena do natal em família. Até então, ela estava acontecendo na capela em comunidade. O primeiro registro sobre a Coroação a Nossa Senhora é datado do ano de 1977.
    Em 1978, foi dado início a construção da Casa Paroquial. Neste mesmo ano a Comunidade das Irmãs de Caridade começam suas atividades religiosas na paróquia. As mesmas foram instaladas em uma casa, na chácara, onde ainda hoje abriga o pároco da comunidade.
    A Comunidade das Irmãs de Caridade exerceu um importante papel na vida do Povo de Deus. Elas assumiram a liderança na assistência social e cultural aos jovens e adultos, dando apoio ao Centro Educacional. Nas instalações da igreja católica foram oferecidos cursos de tricô e corte e costura. Ainda no ano de 1978, foi construído o Jardim de Infância para crianças, com donativos solicitados pelas irmãs e, no ano seguinte, foi concluído o Centro Comunitário.
    A Paróquia Bom Jesus foi fundada em 1986 com a vinda do Pe. Pedro Antônio de Souza, seu primeiro pároco, dando continuidade aos trabalhos pastorais, mesmo ano em que aconteceu a emancipação política do município, até então distrito de Rio Branco.
    No ano de 1988, Dom Máximo Biènnés, bispo de Cáceres, nomeou o Pe. Vylson Barbosa da Silva como pároco, seguido depois pelos padres: José Maria Basílio (1993), Adão Francisco (1996) e Antônio Rogério Gonçalves (2000). De 2001 a 2009 atenderam à paróquia os padres: Rubens, Maurício Savassa, Marcos Antonio de Campos Silva e Valdomiro Assis Cuiabano.
Atualmente, a Paróquia Bom Jesus atende 10 comunidades. Conta, ainda, com as Pastorais: Apostolado da oração, Boa nova, Catequese, Liturgia e ministério de música, Dizimo, Jovens, Pastoral da Criança e da Família. É atendida pelo atual pároco: Pe. Edinaldo Silva Rosa.