• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Paróquias Diocese São Luis

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Nova Olímpia


CNPJ: 03.192.499/0026-22

Data da Fundação: 2007-03-25

Endereço: Rua Minas Gerais, 921 - Centro - Nova Olímpia/MT - 78-370-000

Telefone: (65) 3332-1808

Email: novaolimpia@diocesedecaceres.com.br



Pároco: Pe. Agnaldo Assunção Neves


    Nova Olímpia foi fundada em 19 de março de 1954. O nome Nova Olímpia surgiu em homenagem à cidade de Olímpia-SP, tendo em vista a grande maioria dos migrantes advindos daquela cidade. Em 1986, Nova Olímpia emancipou-se.
    O município possui uma área de 1.518,60 km², e conta com uma população de vinte mil habitantes, predominantemente nordestina. Nova Olímpia possui como principal fonte econômica a lavoura canavieira. Outras fontes de economia do município são as indústrias de cerâmica e um grande rebanho bovino.
    O município tem atualmente quatro assentamentos que beneficiam cerca de duzentas e cinquenta famílias e dois acampamentos do Movimento Sem-Terra.

 

A Paróquia
    Os fundadores da comunidade, lembram a inauguração da primeira capela em 1963 e a entronização a imagem de Nossa Senhora Aparecida que permanece a mesma até hoje. Por certo tempo, dado um incêndio na capela de madeira, as celebrações da Missa, do terço e as novenas eram realizadas nas próprias casas dos fiéis. “No terreno onde está a Igreja Matriz hoje, havia apenas um Cruzeiro, quando começamos a construir a Igreja, tivemos o apoio de toda a comunidade...”, relembram ainda alguns líderes.
    Depois de um grande trabalho desenvolvido pelos leigos, chegaram os padres diocesanos, depois os padres italianos de Cúneo, os freis capuchinhos e as Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna, que vinham de Barra do Bugres. Desde fevereiro de 1998, as Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral vieram para Nova Olímpia para somar forças no trabalho pastoral.
    Nova Olímpia, em grande festa, recebeu, no dia 25 de março de 2007, seu bispo, Dom José Vieira de Lima, TOR, para a criação da Paróquia, que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida. Tal evento foi um sonho acalentado durante vários anos. A cerimônia foi realizada na Igreja Matriz e contou com a presença de numerosos fiéis e padres da região. Seu primeiro pároco foi o Padre José Maria Basílio.
Atualmente na Paróquia, temos o pároco, padre Eurico Teodoro da Silva e o vigário paroquial Celso Ferreira de Jesus.
A Paróquia abrange todo o município e atualmente conta com dezessete comunidades: sendo dez na zona rural e sete na zona urbana.