• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Paróquias Diocese São Luis

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Nova Lacerda


CNPJ: 03.192.499/0027-03

Data da Fundação: 2010-07-16

Endereço: Rua Nova Lacerda, 113 - Quadra 25 Lote 01 Nova Lacerda/MT - 78243-000

Telefone: (65) 3259-4145

Email: novalacerda@diocesedecaceres.com.br




    No ano de 1984 chegaram os primeiros moradores de Nova Lacerda. Semanalmente começaram a reunir as poucas famílias da localidade para as orações do terço e, em seguida, para as celebrações dominicais. As primeiras coordenações foram se constituindo e intensificando os trabalhos e serviços religiosos.
    Nos primeiros meses, as celebrações dominicais eram realizadas nas próprias residências, enquanto que muitos moradores da nova localidade se desdobravam em esforços coletivos para a construção de uma capela provisória feita de madeira. Finda a construção desta capela, foi celebrada a primeira missa em 1986, presidida pelo Padre Luiz e pelo Bispo D. Antonio Possamai, ambos da Diocese de Ji-Paraná. A partir de então a comunidade passou a pertencer à Paróquia de Vilhena-RO, e as Celebrações da Eucaristia passaram a ser celebradas periodicamente pelo Padre João Horam.
    A primeira capela foi dedicada à Nossa Senhora do Carmo, padroeira escolhida por alguns dos pioneiros do município de Nova Lacerda, por serem devoto fervoroso da Mãe de Deus. Anos mais tarde, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Guia, no município de Comodoro-MT, e a comunidade Nossa Senhora do Carmo passou então a pertencer a ela.
    No ano de 1994, com arrecadações de festas e doações, foi dado início à construção da nova Igreja, ao lado da pequena capela de madeira; obra esta que ficou concluída cinco anos mais tarde e inaugurada pelo Bispo D. Antonio Possamai, na ocasião da Festa da Padroeira.
    Nas novas instalações o trabalho apostólico pôde ampliar-se extraordinariamente, e assim foram se efetivando os trabalhos pastorais – catequese, Pastoral da juventude, grupos de reflexão, Formação de Ministros, Pastoral da Criança e tantos outros.
    As obras não pararam e estenderam-se em construção de salas para catequese, salão comunitário e espaço para a Pastoral da criança. A tradicional Festa da Padroeira foi ganhando maior impulso com os incentivos, não só do povo circunvizinho, como de várias personalidades cívicas e religiosas. Assim a comunidade crescia, e a presença mais assídua dos padres ia produzindo seus frutos.
    Vários momentos importantes caracterizaram a vida da Comunidade: visita da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, do Santuário de Aparecida do Norte; residência fixa das Irmãs Salesianas; visita de religiosos do exterior; mudança da Diocese de J- Paraná-RO para a Diocese de São Luiz de Cáceres-MT, assim como a criação da Pró-Paróquia.
Na Assembléia Diocesana de 2008, em Cáceres, foi confirmada por Dom Antonio Emidio Vilar a criação da nova Paróquia, e a nomeação do primeiro Pároco, Frei Geraldo José Wolf. Os preparativos foram intensificados pela comunidade. Foi construída uma Casa Paroquial provisória e a Secretaria Paroquial.
    Em vistas da Criação da Nova Paróquia, tendo como Matriz a Igreja Nossa Senhora do Carmo, foi declarada Pró-Paróquia no dia 10 de fevereiro de 2009, com Missa Solene presidida pelo Bispo Dom Antônio Vilar, de Cáceres, e os freis da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Comodoro. Tomou posse Frei Geraldo José Wolf Pró-Pároco. A criação oficial da Nova Paróquia deu-se no dia da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, a 16 de julho de 2010.
    A nova Paróquia abrange dois municípios, Nova Lacerda e Conquista do Oeste; compõe-se de 2 comunidades urbanas e 12 comunidades rurais; dia-a-dia ela se fortalece com as coordenações das comunidades, assim como das pastorais e movimentos.
Através desses traços rápidos, pode-se perceber os frutos do trabalho e empenho desta pequena parcela do povo de Deus no Município de Nova Lacerda.