• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Paróquias Diocese São Luis

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Mirassol D’Oeste


CNPJ: 03.192.499/0007-60

Data da Fundação: 1976-09-26

Endereço: Praça da Matriz, 883 - Centro - Mirassol D'Oeste/MT - 78.280-000

Telefone: (65) 3241-1159

Email: aparecidamirassol@diocesedecaceres.com.br




As terras do Mato Grosso, nos anos 60 e 70, foram amplamente oferecidas, pelo Governo Federal, a uma legião de migrantes vindos de todos os cantos do Brasil. Na ocasião, foram abertas vastidões de terras e, com isso, muitas cidades foram surgindo. Uma destas cidades foi Mirassol D´Oeste, fundada em 28 de outubro de 1964, dia de São Judas Tadeu. Frei Amadeu Taurines celebrou, solenemente, a Eucaristia para marcar religiosamente a data.
Dessa maneira, a cidade foi se desenvolvendo, com surgimento de pequenos comércios, olarias, serrarias, e, mais tarde, uma Cooperativa de industrialização de cana de açúcar, que ajudou, consideravelmente, no desenvolvimento da cidade e região. Do lado religioso, muitos padres atenderam a região, dentre os quais os Freis Paulo Maria Cabrol, Elias e Ênio Grenga. D. Máximo Biènnés, na época bispo da Diocese, realizou muitos trabalhos na cidade e região, até que chegasse um padre para atender à futura Paróquia, que estava sendo estruturada. Em 1972, todo o trabalho pastoral é assumido pelo Padre Giácomo Gheza (Pe. Tiago). Seu corpo repousa na atual Igreja Matriz.
Em 1974, instalaram-se, no Centro Comunitário Ludovico Pavoni, as Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis). Esta Congregação permaneceu em Mirassol D´Oeste por quase 30 anos, onde colaborou na educação de crianças, jovens e adultos, assim como nos trabalhos pastorais.
Por ocasião da visita pastoral de D. Máximo Biènnés, Bispo Diocesano, em 1976, foi criada a Paróquia, assim como, dada a bênção e colocada a pedra fundamental da Igreja Matriz, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.
Com o falecimento de seu primeiro pároco, o Padre Tiago, em 1982, tomou posse o 2º pároco, o Padre Anselmo Mandrile, do clero de Cúneo (Itália). Desta data até 1993, a paróquia foi atendida por vários padres: Antonio Ataliba Staut, Libânio Cicuto e Mariano Callegari. Neste mesmo ano de 1993 tomou posse como pároco, o Padre Edson Luiz Dias Cardoso, tendo em sequência uma série de Vigário Paroquial: Padre Vylson Barbosa da Silva, Padre Maurício Savassa, Padre Devair Braga Caldeira e Padre Hélio Ribeiro Melchior.
Hoje a Paróquia Nossa Senhora Aparecida conta com centenas de lideranças distribuídas em muitos ministérios, pastorais e movimentos, além de engajamentos junto à sociedade organizada, tais como Fórum, Conselho Tutelar, trabalho junto aos presos, Conselho da Infância e Juventude, de Assistência Social, Conselho da Cidade, Conselho de Saúde, de Educação.
A Paróquia dispõe de um Centro Comunitário, que, além dos trabalhos pastorais, ajuda com cursos profissionalizantes, tais como Informática, Corte e Costura,, vários tipos de Bordados, Manicure e Pedicure, artesanatos diversos, Reaproveitamento de Alimentos e Empregadas Domésticas, etc.
Priorizando o crescimento integral do Povo de Deus, a paróquia, num processo permanente de evangelização, orações e trabalhos sociais, procura exercitar a sua fé em Jesus Ressuscitado, na devoção carinhosa e generosa de Sua Mãe Santíssima, Nossa Senhora Aparecida.