• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Apostolado da Oração


Plano Diocesano de Pastoral 2016/2020

 

Histórico

    As primeiras ideias que deram início ao Movimento do Apostolado da Oração aconteceu por iniciativa do Pe. Francisco Xavier Gautrelet, SJ, no dia da festa de S. Francisco Xavier, em 1844. Foi então aprovado pelo Bispo de Le Puy, e, em 1849, o Papa Pio IX concedeu-lhe as primeiras indulgências.

 

    No Brasil, foi criado o primeiro grupo do Apostolado da Oração, em Recife-PE, na igreja de Santa Cruz, dirigida pelos padres jesuítas, em 1865. Depois disso, surgiu em Itu-SP, e se espalhou pelo país inteiro.

 

    Na Diocese de São Luiz de Cáceres, o primeiro grupo do Apostolado da Oração, surgiu por iniciativa do Pe. Paulo Maria Cabrol, que se tornou o seu assistente espiritual, no dia 25 de junho de 1940 que, convidou algumas senhoras piedosas, frequentadoras assíduas da Paróquia São Luís. Provavelmente a sua primeira presidente tenha sido a senhora Ana Nojosa, e depois a senhora Alice Saab Pinto de Arruda. A atual Coordenadora é a senhora Zita de Souza Miranda.

 

    Atualmente, o Movimento do Apostolado da Oração está presente, com sua missão, oração e testemunho, em quinze Paróquias e muitas outras comunidades, assim distribuídas:

-Nossa Senhora do Pilar (Jauru - 1964) – Esta Paróquia tem um Grupo na Matriz e mais quatro comunidades; sua Coordenadora é a senhora Nadir Freitas Ribeiro.

 

-Senhor Bom Jesus (Pontes e Lacerda - 1966) – Tem um Grupo na Matriz e sua Coordenadora é a senhora Maria Valdiva de Souza.

 

-Nossa Senhora Aparecida (Mirassol - 1968) – Tem um Grupo na Matriz e sua Coordenadora é a senhora Luzia Venâncio Silva.

 

-Nossa Senhora do Livramento (Livramento - 1971) – Tem um Grupo do Apostolado da Oração na Matriz e sua Coordenadora é a senhora Terezinha de Miranda Prado.

 

-São José (Figueirópolis - 1973) – Tem um Grupo na Igreja Matriz e a Coordenadora é a senhora Leonalda Maria Pupim.

 

-Bom Jesus (Reserva do Cabaçal – 1974) – Tem um grupo na Matriz e um numa comunidade rural; a Coordenadora Paroquial é a senhora Waldila Maria Nobre.

 

-São José (Quatro Marcos – 1975) – Tem um Grupo do Apostolado e sua Coordenadora é a senhora Zenaide Silva Campos.

 

-Nossa Senhora de Fátima (Araputanga – 1976) – Tem um Grupo do Apostolado na Matriz.

 

-São Paulo (Mirassol – 1984) – Tem um Grupo na Matriz e mais algumas Comunidades; sua atual Coordenadora é a senhora Olinda Aparecida Martins.

 

-Santíssima Trindade (Cáceres – 1985) – Esta Paróquia tem três grupos do Apostolado da Oração; a sua Coordenadora é a senhora Marilda de Paula Sacramento Neves.

 

-Cristo Trabalhador (Cáceres – 1994) – Tem um Grupo na Matriz e mais quatro em outras Comunidades; sua Coordenadora é a senhora Margareth Isabel de Moraes Santos.

 

-Santíssima Trindade (Vila Bela – 2000) – Existe um Grupo na Matriz e a sua Coordenadora é a senhora Suely Leite de Brito Garcia.

 

-São Pedro (Pontes e Lacerda – 2013) – Tem dois grupos do Apostolado: um na Matriz e outro em Adrianópolis. A Coordenadora paroquial é a senhora Geralci Teixeira da Silva.

 

-Nossa Senhora do Carmo (Nova Lacerda – 2014) – Em junho desse ano, foram criados os grupos da Matriz e também da comunidade de Conquista D‟Oeste. A Coordenadora Paroquial ficou a senhora Roseli Aparecida da Silva.

 

Temos conhecimento de que as Paróquias de Nossa Senhora Aparecida (de Cáceres e de Nova Olímpia) têm Apostolado, assim como Nossa Senhora de Fátima (Porto Espiridião). As Paróquias de Barra do Bugres, Comodoro e Poconé estão se organizando.

 

Definição 

   Por meio do Batismo, todos os fiéis participam do múnus sacerdotal, real e profético de Cristo e são destinados pelo Senhor para a atividade apostólica de sua vocação.

 

    Dentro desta vocação universal ao apostolado, o Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

 

    O Apostolado da Oração atribui singular importância ao culto do Coração de Jesus, pelo qual os fiéis, penetrando mais profundamente ao mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamente do mistério pascal do Senhor, correspondem ao amor com que nosso Salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu Coração transpassado deu vida à Igreja. (Jo19,34).

 

    O apostolado nasceu missionário, eucarístico e mariano e seus membros têm o dever de rezar por toda a Igreja, em especial nas intenções do Santo Padre, o Papa, do nosso Bispo e nossa Diocese, pela santificação do clero e de todo o povo de Deus.

 

    Para exercer esta vocação apostólica, o Apostolado da Oração oferece aos fiéis um programa de espiritualidade apostólica, cujo centro é o Sacrifício da Missa com o oferecimento cotidiano, culto ou espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, devoção à Santíssima Virgem Maria, vontade de sentir com a Igreja, cuidado assíduo de orar.

 

Objetivo

 

    Servir a Igreja, ao Reino e a Comunidade. O próprio nome sinaliza claramente esse objetivo e carisma, sua meta e finalidade: oração e apostolado.

 

Linhas de ação

 

1. Promover momentos de convivência que favoreça o testemunho da fé e da espiritualidade;

2. Dar apoio ao movimento nas paróquias e inteirar-se de seus anseios;

3. Conhecer as atividades realizadas nos cursos de capacitação;

4. Buscar meios para atender as necessidades da missão do apostolado da Oração, tais como: retiro, formação, viagens, saúde;

5.  Facilitar o intercâmbio entre comunidades e paróquias.

6.  Orar sempre para fortalecer a espiritualidade.

 

Zita de Souza Miranda (Pe. Edson Luiz Dias Cardoso)

Rua: Porto Carreiro, 382 - Centro - Cáceres MT - CEP:78200-000

Tel.: (65) 99905-6317

e-mail: apostolado@diocesedecaceres.com.br

Artigos
Nenhum Evento Cadastrado.
Eventos
Nenhum Evento Cadastrado.
Donwloads
Nenhum Arquivo Cadastrado.