• 1.png
  • 3.png
  • 4.png
  • 5.png
  • 6.png
  • 7.png
  • 8.png
  • pe2.png



Renovação Carismática Católica - RCC


Plano Diocesano de Pastoral 2016/2020

 

Identidade – Nossa Visão

 

    Tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado¹, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração. ¹cf. Beata Elena Guerra e Beato João Paulo II

 

Nossa Missão

 

    Evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo.²Cf Mt 28, 19

 

Histórico

 

    A Renovação Carismática Católica (RCC) chegou à diocese de São Luiz de Cáceres em meados de 1980, através do Pe. Geraldo José dos Santos, então pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Cáceres/MT. O mesmo havia participado de um encontro em Cuiabá e diante da experiência, quis que outros experimentassem. Foi então que, organizou-se uma caravana para participarem do Vinde e Vede, em Cuiabá. No mesmo ano iniciaram-se em Cáceres as reuniões de oração (depois denominadas grupos de oração).

 

    Ainda em embrião o carisma da RCC foi sendo cultivado por um grupo de pessoas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cáceres, até que se organizou o primeiro grande retiro da RCC na diocese, o "1º Água-Viva", retiro de Carnaval, que acontece anualmente em Cáceres. Porém, não mais em caráter diocesano. Dado este grande passo a RCC difundiu-se e enraizou-se por toda a diocese.

 

    Além de estar eficazmente estruturada através de seu Conselho Diocesano, hoje, estamos oficialmente presentes em 20 paróquias. A grande marca desta presença são os 36 grupos de oração e 08 gols (grupo de oração universitários espalhados pela diocese, pois são eles, os grupos de oração, que alimentam o espírito de comunhão eclesial, buscam o crescimento na fé e a perseverança de seus participantes, levando-os a um efetivo compromisso na evangelização, engajando-se na comunidade, paróquia e diocese. (cf. Doc. CNBB 53, § 27)

 

Objetivos

 

    Difundir a Pessoa, a obra e o culto do Espírito Santo para promover a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes, favorecendo, assim, a construção da civilização do amor em nossa Diocese.

 

Específicos

Evangelização

Pastoreio

Espiritualidade

Formação

Comunicação

Administração no Espírito

Missão

 

Linhas de ação

 

1.  A realização de todo o ciclo formativo do sistema organizacional direcionado ao movimento, sendo ele querigmático e doutrinal.

 

2. A realização de reuniões de oração semanais, núcleo de oração dos membros de serviço, formações querigmáticas e doutrinais. Manter a unidade e respeito entre pastorais movimentos e serviços da diocese.

 

3.    A RCC tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espirito Santo. Sendo por meio do anuncio querigmático nas reuniões semanais de orações ou de formação continuada; que se dá por meio de encontros abertos ou fechados.

 

Experiência de oração

Acampamentos de oração

Seminários de vida espirito

Aprofundamentos de dons

Escola permanente

Formações especificas dos ministérios

 

4.     Prioridades:  Evangelização  e  Pastoreio.  A  Evangelização realizando eventos de âmbito paroquiais e diocesano, realizar eventos  abertos,  promover  o  Primeiro  Anúncio em todos  os Grupos de  Oração, e  propiciar eventos  de Pentecostes. O Pastoreio com  o acompanhamento dos participantes dos Grupos de Oração, acompanhando os servos dos grupos de oração, acompanhar os membros de Núcleo e Coordenadores de Grupos de Oração, acompanhar os membros do Conselho Diocesano, acompanhar os Ministérios Locais, Diocesanos e os Ministérios dos Grupos de Oração.

 

5.    Realização de visitas semanais as famílias, promover ações sociais por meio do Ministério de Promoção Humana realizando visitas para evangelização em presídios, doação de agasalhos e cestas básicas, e entrega de lanches para moradores de rua.

 

6.   Assumir com fidelidade as diretrizes pastorais da CNBB, da Coordenação Nacional, da Coordenação Estadual e principalmente da nossa Igreja Particular, evitando qualquer paralelismo;

 

7.  Trabalhar a dimensão vocacional e missionaria em todas as suas atividades.

 

 

Jonas de Oliveira Pinheiro

Rua. 28 de Outubro, 2826 – Centro -  Mirassol D'Oeste  MT - CEP: 78280-000

Tel.: (65) 3241-1687

e-mail: rcc@diocesedecaceres.com.br

Artigos
Nenhum Evento Cadastrado.
Donwloads
Nenhum Arquivo Cadastrado.