Formação para equipes de liturgia.
Crédito da foto - CNBB - Regional Oeste 2

FORMAÇÃO LITÚRGICA
Senhores Párocos,

Temos, diante de nós, uma oportunidade de oferecer, para todas as Dioceses do Regional, um itinerário de Formação Litúrgica que a Diocese de São Luiz de Cáceres irá desenvolver, coordenada pelo Padre Jair Fante.

Trata-se da abordagem de vários temas de Liturgia, incluindo os Tempos Litúrgicos, a Celebração Litúrgica, a Reforma Litúrgica, a pessoa celebrante, o Calendário Litúrgico da Igreja, o Universo Sacramental da Igreja e sua dimensão Trinitária, os Sacramentais e as Bênçãos, o espaço celebrativo, a Mesa da Palavra e da Eucaristia, o Cântico Litúrgico, a Pastoral Litúrgica e sua organização, etc.
Para tanto, há diversas possibilidades de assessoria em articulação (pessoas com qualificação, ligadas à Associação dos Liturgistas do Brasil – ASLI, à CNBB, à UNIFACC), considerando as competências alinhadas a cada assunto.

O público alvo seria: equipes de liturgia, animadores de comunidades, ministros da comunhão eucarística, acólitos, pessoas envolvidas nas celebrações, grupos de cantos, catequistas... e outros/as que os párocos acharem por bem.
A metodologia será: totalmente on line, duas vezes ao mês (2ª e 4ª terça-feira de cada mês), com duração de 1 hora (das 19,30h às 20,30h), de novembro/2021 a junho/2022.

os párocos será enviado o link para a inscrição on line, e eles fazem o convite direto aos seus paroquianos. Nas formações existe a possibilidade de cada um acompanhar da sua própria casa, mas também há a motivação para os párocos que acharem conveniente, reunir os seus paroquianos inscritos num espaço da paróquia e todos acompanharem juntos (podendo, inclusive, aproveitar para se fazer alguma partilha sobre os assuntos tratados e até trabalhar possíveis aplicações e adequações que se queira fazer na liturgia da paróquia).

O Curso trabalhará os temas, mas as aplicações práticas competem aos párocos com suas equipes, conforme a necessidade, a liberdade e o querer.
Há também a possibilidade de Certificação pela Faculdade Católica (UNIFACC). Alguma despesa para a emissão do Certificado poderá ter e será previamente comunicada. Contudo, o Curso será totalmente gratuito.

Alicerçados pelo Pilar da Palavra e do Pão, motivamos para a adesão e participação nesta proposta de ação que vem ao encontro das nossas necessidades, expectativas e também do nosso Planejamento Pastoral.
Unidos em Cristo, numa Igreja Sinodal de Comunhão e Participação, renovemos sempre a nossa ação missionária, que nasce da Eucaristia e conduz para ela.

Pe Reinaldo Braga Junior
Secretário Executivo da CNBB Oeste 2

CONTINUAR NAVEGANDO

Copyright © Diocese de São Luiz de Cáceres. Direitos reservados, conheça a nossa política de privacidade e nosso DPO nomeado.