Com pedido de trégua para a Amazônia, bispos concluem visita ad Limina em Assis

Vatican News

Gratidão e compromisso: com estes dois sentimentos, os bispos dos regionais Norte 2 (Tocantins e parte do Mato Grosso) e Norte 3 (estados do Pará e Amapá) encerraram no sábado a sua visita ad Limina.

E o lugar escolhido foi Assis, “para agradecer a Deus o fortalecimento da comunhão com o Papa Francisco, que os encorajou na missão diante dos grandes desafios da Amazônia, e para manifestar o compromisso com os novos caminhos propostos no encontro jubilar de Santarém, em junho 2022”.

De fato, na missa celebrada na Porciúncula de Santa Maria dos Anjos os bispos assinaram uma carta intitulada “Gratidão e compromisso” pela urgente proclamação de um jubileu - uma trégua – para a Amazônia.

Segundo eles, o cenário da Amazônia é “desolador e de muito sofrimento para os povos e para a criação que está gemendo como que em dores de parto” (Rm 8,22). “O jubileu seria um novo tempo de justiça e paz, de libertação das terras e das águas, o direito e à cidadania da região e o resgate das dívidas sociais para que tragam a dignidade e o respeito pela vida em todos os sentidos”, escrevem.

Depois, os bispos levaram essa carta e uma vela ao túmulo de São Francisco, na Basílica a ele dedicada, construída logo após a sua morte e cuidada pelos franciscanos da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Ali invocaram a intercessão de São Francisco pela Amazônia e foram recebidos pelo vigário da Basílica, Frei Teófilo.

Assis foi escolhida pelos bispos para a realização deste ato porque é a terra de São Francisco, que há 800 anos já descobrira a irmandade cósmica e louvava a Deus pela criação e até hoje é  exemplo de respeito à casa comum.

Os bispos reconhecem que a mística de Francisco é inspiradora para a Amazônia: “A mística de Francisco de Assis poderá salvar a Amazônia. Essa mística poderá inspirar o ano jubilar - a trégua - para que cessem a violência contra os indígenas, quilombolas, ribeirinhos e contra todos os defensores dos povos tradicionais, dos territórios e do bioma Amazônico”.

Visitas ad Limina dos bispos brasileiros

Com o encerramento da visita dos regionais Norte 2 e 3, haverá uma pausa na presença de bispos brasileiros em Roma nos meses de julho e agosto. Os próximos regionais aguardados são Oeste 1 e 2 (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), cuja visita ad Limina está prevista a partir de 9 de setembro.