Peru. Bicentenário: bispos recordam compromisso da Igreja na construção do país

A Igreja católica no Peru "sempre andou de mãos dadas com a nação, ajudando-a a forjar sua história e identidade": é o que a Conferência Episcopal Peruana (CEP) escreve numa mensagem divulgada na segunda-feira, 20 de setembro, por ocasião do bicentenário da independência do país.

"O Peru - escrevem os bispos - é uma grande família, uma nação multicultural, um Estado livre e independente", para o qual "a Igreja deu uma contribuição significativa", criando "uma consciência da melhoria individual e coletiva dos cidadãos", um objetivo a ser alcançado "através da exploração das riquezas naturais e do bem-estar de cada cidadão".

Encorajamento e defesa dos valores morais e espirituais

A Conferência episcopal também lembra figuras importantes como Santa Rosa de Lima e São José, proclamado padroeiro do país em 1828, bem como os muitos sacerdotes que contribuíram para a fundação da nação, "encorajando-a e defendendo seus mais altos valores morais e espirituais".

Mais ainda: a Igreja Católica, sublinha a mensagem, "tem promovido incansavelmente a escolarização do povo indígena, a educação gratuita, a formação profissional e superior para as mulheres e a educação universitária".

Renovação do compromisso da Igreja para com a nação

Também foi indispensável seu papel na fundação das cidades e grandiosa a contribuição "de seus missionários e de seus mestres da arte, arquitetura, escultura, pintura e linguística". "Por todas estas razões - concluem os bispos -, queremos renovar nossa firme intenção de continuar sendo um elemento importante na formação histórica, cultural e social do Peru".

A Conferência Episcopal Peruana lançou um concurso nacional para escolher um logotipo comemorativo do papel fundamental da Igreja católica nos 200 anos de história do país andino.

Vencedor do concurso receberá um prêmio em dinheiro

O concurso, que estará aberto de 27 de setembro a 8 de outubro, é dirigido a todos os profissionais e estudantes do ensino médio e universitário com habilidades em design gráfico, bem como às agências de publicidade e pessoas com paixão por design.

As propostas serão avaliadas e selecionadas por um júri composto pela Presidência e pela Comissão da Conferência Episcopal Peruana para o Bicentenário. O vencedor receberá um prêmio em dinheiro.